neste espaço reúnem-se textos que me podem servir de apoio, de várias áreas: pintura, escultura, ourivesaria, iconografia, iconologia, heráldica, emblemática, arquitectura, peritagem e avaliação de obras de arte, conservação e restauro...
nas numerosas citações, os direitos de autor são sempre respeitados, e peço a quem os usufrua, que também o faça.

Nossa Senhora Mãe dos Homens



Nossa Senhora Mãe dos Homens
2ª Metade do séc. XVIII
Colecção particular
Foto Palácio do Correio Velho


Representa uma nossa senhora com a mão direita erguida, em atitude de abençoar, com o Menino no braço esquerdo, apontando para a Mãe. Aos pés da Virgem tem anjos, geralmente três cabeças aladas, em nuvens.
A devoção a esta invocação mariana surgiu no convento de Santa Maria de Jesus em Xabregas, e o principal impulsionador na propagando da culto foi o franciscano Fr. João de Nossa Senhora, que definiu o modelo para a nova representação.
Instituída nos anos 40 do século XVIII, esta representação depressa se espalha por todo o país, sendo bastante conhecida no Brasil.

Nossa Senhora Mãe dos Homens
2ª Metade do séc. XVIII
Igreja de S. João Baptista, Pedrógão
Foto Joana Ferrari



Bibliografia

SALDANHA, Sandra - Santa Maria, Mãe dos Homens. Invenire, Revista de Bens Culturais da Igreja. Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. ISSN 977-1647-8487. N.º 3 (Jul - Dez 2011) pp. 11 - 15.


1 comentário:

  1. A Legenda das imagens está trocada, a primeira imagem é que pertence à Igreja Paroquial de Pedrógão

    ResponderEliminar