neste espaço reúnem-se textos que me podem servir de apoio, de várias áreas: pintura, escultura, ourivesaria, iconografia, iconologia, heráldica, emblemática, arquitectura, peritagem e avaliação de obras de arte, conservação e restauro...
nas numerosas citações, os direitos de autor são sempre respeitados, e peço a quem os usufrua, que também o faça.

S. Bento de Nurcia

Este texto pretende ser um auxílio na identificação de S. Bento nas várias formas artísticas

Gregório Magno, papa de 590 a 604, no seu II livro dos Diálogos, mostra como S. Bento é o autêntico monge, através dum relato biográfico que contribuiu para a hagiografia e iconografia do santo, representada em escultura, pintura, gravuras a azulejos. Para a sua forte devoção, muito contribuiu também a construção de mosteiros, desencadeada pelos monges beneditinos.
Proclamado como o Padroeiro da Europa pelo papa Paulo VI em 1964, S. Bento é conhecido como "o advogado popular das coisas ruins e dos maus vizinhos de porta".
Nasceu em Nursia, na Umbria, em 480. Aos 20 anos retira-se para a gruta que ficou conhecida como Sacro Speco, perto do lago de Subiaco. Nessa gruta, o alimento era-lhe fornecido por uma cesta suspensa numa corda, com uma campânula. Em 529 funda a abadia no Monte Cassino onde escreve a Regra, seguida pela futura Ordem monástica dos beneditinos que se expande pelo ocidente.


Hans Memling
Saint Benoît (détail du triptyque Portinari) 1487
Staatliche Museen, Berlin

Habitualmente é representado como mestre disciplinador, segurando nas mãos um feixe de varas para castigo dos monges negligentes, às vezes aparece com o dedo apontado a fechar a boca no gesto de impor silêncio. Veste capa negra e pode aparecer com ou sem barba. Outros atributos que o podem acompanhar são a pomba, o corvo, um báculo, um livro (a Regra) ou um pedaço de pão.

 Pietro Perugino, Saint Benedict, 1495-98, Vatican

Na igreja do mosteiro de S. Bento da Vitória, no Porto, o coro alto tem sobre as "misericórdias" um conjunto retabular com 30 painéis representando a vida de S. Bento:
Nascimento de S. Bento
Recuperação do crivo partido
São Bento na gruta e a campainha quebrada pelo demónio
A ceia pascal de S. Bento
A tentação das silvas
Os dois primeiros discípulos: Mauro e Plácido
A foice retirada do lago
Mauro caminha sobre as águas
O pão envenenado levado pelo corvo
O incêndio fantástico na cozinha
O demónio na pedra de construção
O emissário de Tótila caído no chão
Tótila prostra-se aos pés de S. Bento
São Bento revela um pensamento de orgulho a um monge que o assistia
Os sacos de farinha
São Bento tem a visão do raio de luz
O monge sepultado que a terra não aceitava
O monge tentado a fugir
O rústico maniatado, que só com o olhar de S. Bento ficou solto
A talha vazia que se encheu de azeite
As duas monjas, que, pelas suas palavras injuriosas, após a morte, foram reconciliadas
Ressurreição do filho dum aldeão
Os monges que tomaram alimento fora do mosteiro
O irmão do monge Valentiniano tentado a comer pelo caminho
Os soldos miraculosos
Colóquio de S. Bento e Santa Escolástica
Féretro e sepultura de Santa Escolástica
São Bento morre de pé no oratório, amparado pelos seus monges
Cura duma demente na gruta de S. Bento


Coro alto da igreja do mosteiro de S. Bento da Vitória, Porto


Obras
Escultura de S. Bento na igreja paroquial de S. Bento da Várzea, Barcelos
Frescos na igreja paroquial de Vila Marim, Vila Real
Pintura do tecto da igreja beneditina do mosteiro feminino de Santa Escolástica de Bragança
Pintura do tecto no Mosteiro de São Salvador em Viana do Castelo (capela-mor do Salvador)
Pintura do tecto da Igreja de Nossa Senhora do Terço em Barcelos
Pintura do tecto de Santa Maria de Semide em Miranda do Corvo
Fresco (ciclo biográfico) de Totila e S. Bento de Spinello Aretino na igreja de S. Miniato al monte, Florença
Escultura de S. Bento (1526-1532), de Alonso Berruguete, retabulo do mosteiro de S. Bento no Museo Nacional Colegio de San Gregorio, Valladolid
Pintura de S. Bento de Pietro Perugino, 1495-98 na Pinacoteca do Vaticano

Totila e S. Bento (ciclo biográfico de S. Bento)
Spinello Aretino, Séc. XIV
Igreja de S. Miniato al Monte, Florencia

 
Bibliografia

DIAS, Geraldo Coelho – Hagiografia e Iconografia Beneditinas. Via Spiritus: Revista de História da Espiritualidade e do Sentimento Religioso. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1996. ISSN 0873-1233. N.º 3 p.7-24.

DUCHET-SUCHAUX, Gaston - Guía iconográfica de la Biblia y los santos. Madrid: Alianza Editorial, 2009. ISBN 9788420682426.

REVILLA, Federico - Diccionario de iconografía y simbología. Madrid: Cátedra, 2010. ISBN 9788437626307.

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